terça-feira, 3 de julho de 2012

BRAZIL CLASSICS FIAT SHOW 2012

Durante o feriado de Corpus Cristi aconteceu a esperada reunião bienal de carros antigos em Araxá, Minas Gerais. Este encontro é uma referência do antigomobilismo nacional e reúne veículos oriundos de diversas regiões do país e junto deles um grande número de colecionadores, jornalistas e personalidades ligadas ou não ao cenário automotivo. Este ano o governador de Minas, Antonio Anastasia, prestigiou todas as etapas da mostra. Paralelamente ao evento, é realizado um leilão de veículos sempre muito concorrido e com novas opções para quem compra e quem vende, embalado pelo animadíssimo leiloeiro Paulo Leite. A exibição é única no sentido que a cada ano os veículos expostos são novidade em relação ao último encontro. O intervalo de dois anos funciona aí como um período durante o qual os restauradores se debruçam sobre seus “novos” projetos. Como a legislação de importação favorece a entrada de veículos com mais de 30 anos de idade, os colecionadores também são abastecidos com veículos vindos de qualquer parte do planeta, podendo se tratar de veículos prontos para a exibição ou veículos que exigem uma restauração parcial ou total.
Este grande número de variáveis explica o fato do encontro apresentar veículos de maior ou menor impacto entre uma e outra edição mas ainda assim, é uma oportunidade de presenciar uma exibição aos moldes internacionais que tem amadurecido à cada ano.
Este ano, para homenagear Ferdinand Porsche, falecido em abril, foram convidados proprietários de veículos da marca, que embelezaram a mostra.
Dentre os muitos veículos interessantes expostos, uma Alfa Romeo Giulia SS (Sprint Speciale) 1964 chamava a atenção. Único no Brasil, este exemplar foi produto do estúdio Bertone e o designer responsável, Franco Scaglione, colocou no carro muitos dos conceitos da série B.A.T. dos anos 50. Realmente uma imagem exótica em contraste com a arquitetura do Grande Hotel de Araxá. Outro destaque, o Fiat  Fiat 500 fabricado em 1966, exibia suas dimensões diminutas com o motor de 499cc. O proprietário veio dirigindo o carro desde Santo André em São Paulo. Próximo dali, no extremo oposto das dimensões, marcava presença o Ford LTD Landau 1982 utilizado pela presidência da república em Brasília.
A festa da premiação contou com os comentários do Júlio Penteado, esclarecendo sobre os veículos que desfilavam na passarela, definitivamente uma festa que merece ser vivenciada.



 

 
 

 

 

 






Nenhum comentário:

Postar um comentário