quarta-feira, 12 de dezembro de 2012


Bonneville Speed Week 2012
O Grande Lago de Sal localizado no estado de Utah, EUA, apresenta uma superfície plana, revestida por uma camada de sal solidificado denominada Bonneville Salt Flats. A área é tão grande que é possível perceber a curvatura da terra na superfície de sal. Desde o início do século Bonneville se tornou o lugar ideal para levar os automóveis à sua velocidade máxima e aí então quebrar recordes. O primeiro foi conquistado por Teddy Tetzlaff a bordo de um Benz em 1914. Até hoje os competidores do mundo todo se encontram no lago duas vezes por ano para testar a velocidade de seus veículos. O primeiro evento, denominado Speed Week, acontece no mês de agosto e o segundo, o World Finals, no mês de outubro. As categorias são extremamente variadas e o número de participantes é superior a 500.
Participamos da Speed Week deste ano como parte da equipe do canadense Richard Krczal e pudemos ajudá-lo e acompanhar de perto toda a movimentação que resultou na quebra do recorde na categoria SC-PG, abreviação para motocicleta com sidecar (SC), motor com comando de válvulas no bloco (P) e movida à gasolina (G). A motocicleta usada foi uma Triumph 750cc de 1971 com um carburador.
Uma estrada asfaltada segue 4 milhas dentro da superfície de sal e daí para a frente somente com credenciais, sejam de expectadores ou de participantes. Depois disso são mais 5 milhas lago adentro, já sobre o sal, até a área em que as equipes se instalam. Mais de 500 boxes se estendem em duas vias abrigando motocicletas e automóveis de todas as marcas e anos em uma miríade de configurações mecânicas incluindo aí carros exóticos como Ferrari e Mercedes Benz 300 SL asa de gaivota. De motocicletas com motores de 50cc até veículos com aerodinâmica especial (streamliners) com um ou dois motores V8, a diversidade é total.
A confraternização também é completa. Opiniões e ferramentas são compartilhadas entre os competidores e depois de submeterem os veículos à inspeção técnica da South California Timing Association (SCTA) em um local apropriado, os veículos são abastecidos com o combustível oficial e rebocados até uma das três pistas disponíveis, divididas por categoria e localizadas a três milhas de distancia, entrando mais ainda no lago. No inicio destas pistas formam-se filas para que cada um faça a sua tentativa. Após a largada o veículo de apoio é autorizado a resgatar o participante usando uma pista lateral, específica. Três medições são feitas ao longo do trajeto e é considerada a média final. Caso o participante consiga superar o recorde existente para aquela categoria, o veículo é levado para uma área de quarentena, o inbound, onde será novamente examinado e ficará ali até o dia seguinte quando deverá repetir a prova nas primeiras horas do dia. Se mantiver ou superar a velocidade alcançada o recorde é registrado com a média das medições dos dois dias. A organização é absoluta e as provas que começam às 6 da manhã se encerram diariamente às 19 h. Uma hora depois todos os participantes e público tem que sair do lago.
Dirigir sobre a grande superfície de sal é interessante porque a ausência de referências espaciais próximas (as montanhas estão à uma distância de 15 Km) faz com que a sensação de velocidade seja reduzida. Fizemos este trajeto diariamente utilizando um Fiat 500 que desempenhou também o papel de carro de apoio entre o nosso Box e a linha de largada.       







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